Família

28/06/2018 09h30

Futuras mamães

A gravidez é um período no qual a saúde requer muita atenção. Descubra quais cuidados as gestantes devem tomar.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
1 1

Como existem muitas dúvidas sobre o assunto, vamos te ajudar a entender o que pode e o que não pode fazer.

A gestação é um momento lindo e delicado onde, não só a futura mamãe se encontra em um dos momentos mais incríveis de sua vida, como também se preocupa mais com a saúde do bebê do que a dela mesma.

São diversas idas ao obstetra para acompanhamento do pré-natal, exames, dietas e suplementações necessárias para garantir que nada dê errado. Como existem muitas dúvidas sobre o assunto, vamos te ajudar a entender o que pode e o que não pode fazer.

Posso ir ao dentista e fazer procedimentos normais?

Com certeza. Para aquelas que não conhecem o pré-natal odontológico também é uma realidade que visa combater o desenvolvimento de lesões benignas, o parto pré-maturo e o nascimento de bebês com baixo peso.

Durante a gestação, todos os hormônios estão à flor da pele e, em alguns casos, descontrolados. Através de uma pequena alteração como a gengivite, é possível desenvolver rapidamente um quadro de periodontite ou desenvolver lesões como o granuloma piogênico ou gravídico.

Por isso, é fundamental que o tratamento odontológico tenha andamento durante a gestação. Dê preferência entre o 4º e 6º mês. Mitos como o dos dentes que ficam “frágeis” e perdem o cálcio não existem e, cuidar de si mesma nessa fase, pode beneficiar o bebê.

Posso fazer exercícios ou uma dieta low-carb?

Se você já era adepta de exercícios antes da gestação, pode continuar a fazê-los, contanto que diminua um pouco a intensidade e aumente as repetições. Gravidez não é empecilho. Você pode até mesmo conversar com um personal para te ajudar a otimizar seu treino.

Agora, se você nunca treinou antes e quer começar a fazer algo para ajudar a você e o bebê, comece com atividades de baixo impacto. Faça caminhadas, yoga, pilates, natação ou hidroginástica. Movimentar-se vai te ajudar a desenvolver a fortalecer a região pélvica e, ainda, fazer a experiência do seu bebê mais feliz.

Em relação às dietas que visam o emagrecimento (baixa em carboidratos ou low-carb), o ideal é para-las por completo. Para evitar o ganho de peso, consultar uma nutricionista pode te ajudar a aumentar a comida no prato e diminuir a quantidade de polivitamínicos e suplementos de ferro.

Cigarro e bebida, pode?

Este é o momento ideal de deixar de lado o cigarro e a bebida. Esses dois itens, juntos ou separados, podem prejudicar a saúde do bebê com risco de parto prematuro, baixo peso e problemas respiratórios e cardíacos.

Se você precisa de ajuda, pode consultar um médico e aderir a tratamentos não invasivos como o uso de adesivos ou medicação-controle.

Tenho que tomar cuidado com minhas emoções?

Com certeza. Estresse é prejudicial não só pra você como também para o bebê. Evite situações que possam te tirar do sério principalmente durante o primeiro trimestre. O estresse também está muito associado ao desenvolvimento de quadros de diabetes e hipertensão. Não é incomum ter crises hipertensivas que podem resultar num parto prematuro.

Tente se abster de lugares e conversas que possam gerar desarmonia. Tenha um tempo para você e o bebê, aproveitem a oportunidade para se conhecerem e façam dessa experiência algo incrível.

Por que todo mundo fala que eu preciso dormir bem?

A gestação é uma fase que requer muito do corpo de uma mulher. Para o desenvolvimento do feto, a bexiga fica menor, os pulmões trabalham menos – com o passar dos meses – e até mesmo o coração se acomoda de maneira diferente.

É imprescindível que o sono seja reparador o suficiente para que suas energias sejam repostas. Você já está trabalhando no mínimo e, embora as piadinhas de “durma agora porque não vai dar depois” sejam chatas, de certa forma elas têm razão.

Posso ir pra praia?

Claro que pode. O que você não pode é sair sem protetor solar e labial. Na gestação ficamos muito propensas às manchas, que não se resumem só a olheiras mais fundas como também manchas propriamente ditas por todo o corpo e, principalmente no rosto, próximo às maçãs.

O ideal, na verdade, é que você se proteja do sol todos os dias e, havendo a possibilidade, faça uso de bonés, calças e óculos de sol, para evitar a exposição naqueles horários de sol mais forte.

X