Planeta

06/09/2018 09h30

Semana Mares Limpos

Em meados de setembro vários eventos de limpeza de praias são organizados por grupos engajados nesta causa.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Image001

Os resíduos sólidos jogados nos rios e oceanos são avaliados como um dos mais graves problemas ambientais.

Os resíduos sólidos jogados nos rios e oceanos são avaliados como um dos mais graves problemas ambientais.  Com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente o lixo plástico, foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) a campanha Mares Limpos.  

Na semana do dia 15 de setembro/18, "Semana Mares Limpos", por todo o planeta, vários eventos de limpeza de praias, são organizados por grupos engajados nesta causa, e um bom exemplo vem do litoral sul do nosso estado.

Nos Balneários de Barra do Chuí e Hermenegildo, pertencentes ao município de Santa Vitória do Palmar, o pessoal do Caminho dos Faróis, que regularmente organiza caminhadas e ações de limpeza de praia neste litoral, estará organizando várias atividades para esta data.

A programação inicia-se dia 13 de setembro às 18h, com uma palestra aberta a comunidade interessada onde a convidada prof. Helia Alice dos Santos irá apresentar o projeto PRO-CREP, uma experiência de sucesso de reciclagem do lixo no município de Palhoça -SC , para logo na sequência, a palavra ser passada a comunidade local.

Outra atividade, no dia 14, será a distribuição de material educativo nas escolas municipais destes 2 balneários: um jogo pedagógico de temática ecológica com elementos da geografia, fauna e flora locais, elaborado pela arte educadora Janaína De Lima, idealizadora do projeto educativo deste evento. 

Todos os recursos necessários para viabilizar este projeto foram obtidos através de um financiamento coletivo, onde amigos simpatizantes e caminhantes que já realizaram as caminhadas entre o Cassino e a Barra do Chuí, organizadas pela equipe do Caminho dos Faróis, se fizeram presentes em suas doações.

E, no sábado dia 15 de setembro, toda a comunidade está sendo convidada a participar da ação de limpeza da praia entre o balneário do Hermenegildo e  a Barra do Chuí.  O lixo coletado será pesado e catalogado e os dados serão enviados a ONU Meio Ambiente, que através destes dados, monitora o lixo do planeta, criando leis para conter o avanço da poluição nos mares.

Nas palavras de Janaína, uma das organizadoras do evento: "Estamos empolgados com a perspectiva de fazermos um evento, onde estarão envolvidos vários segmentos da comunidade local. Nossos parceiros, simpatizantes e colaboradores estão alinhados com nossa proposta de ação ecológica e o projeto educativo com a sensibilização e consciência dos pequenos cidadãos que ocuparão este planeta! Juntos somos mais fortes!”

 

X