Bem-estar

28/01/2016 08h52

Quer saúde? Nade!

Conheça oito super benefícios da natação.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ejercicio fisico clinica tufet 2

A natação é, sem sombra de dúvidas, um dos esportes mais completos, pois é capaz de promover saúde mental e física ao mesmo tempo.

Enquanto para as crianças trata-se apenas de diversão e aprendizado, para os jovens, adultos e idosos é uma maneira de manter a forma física, melhorar o condicionamento e ganhar saúde. A natação é, sem sombra de dúvidas, um dos esportes mais completos, pois é capaz de promover saúde mental e física ao mesmo tempo. Confira a seguir quais são os principais benefícios da natação.

1. Mais força e tônus muscular

A resistência da água é cerca de 15% maior do que a resistência do ar, sendo assim, realizar movimentos dentro da água requer um imenso esforço. Esse esforço proporciona um aumento de força, promove ganho de tônus muscular, além de aumentar a densidade óssea.

2. Sem impactos e atritos

Pessoas que praticam caminhadas, corridas e até mesmo que andam de bicicleta relatam dores e desconfortos provenientes desses exercícios. A natação se diferencia dos demais esportes pelo simples fato de conseguir trabalhar praticamente toda a musculatura corporal sem que haja qualquer tipo de impacto nas articulações. Com isso, os praticantes não sentem as dores provenientes da prática desse esporte.

3. Queima de calorias e controle de peso

Por trabalhar de forma conjunta praticamente toda a musculatura corporal, a natação leva a fama de ser um dos esportes que mais queimam calorias, sendo considerada uma ótima opção para quem busca manter a boa forma física ou então deseja perder aqueles quilinhos indesejados. Em dez minutos de atividade podem ser gastas até 100 calorias.

4. Combate ao colesterol alto e diabetes

A natação possui grande poder aeróbio, e isso contribui para a normalização dos níveis de colesterol. Praticar exercícios físicos aumenta os níveis de colesterol bom em cerca de 2%, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares em quase 5%.

Em relação ao diabetes, já foi comprovado que, a cada 500 calorias gastas, as chances de desenvolvimento da doença caem cerca de 6%. Se a natação é capaz de proporcionar um gasto de até 100 calorias a cada 10 minutos, então, nadar em média 50 minutos três vezes por semana pode diminuir em até 20% a chance de desenvolver diabetes.

5. Saúde cardiovascular

Um dos maiores beneficiados da prática dessa modalidade esportiva é o coração. Pelo simples fato de a natação ser um esporte aeróbico, ela faz com que o órgão fique mais forte, o que melhora o fluxo sanguíneo e proporciona um sistema cardiovascular mais saudável, diminuindo os riscos de AVC e pressão alta.

6. Bom para a artrite

A natação é muito recomenda para quem sofre de artrite. Os exercícios e movimentos realizados dentro da piscina promovem fortalecimento muscular e flexibilidade, benefícios que, unidos à temperatura morna da água, tendem a soltar as articulações rígidas, diminuindo as dores causadas pela doença.

7. Menos estresse

As aulas de natação geralmente ocorrem com um grupo de pessoas, e são realizados exercícios que exigem expiração, inspiração e muita concentração. Esse conjunto de ações tende a elevar os níveis de endorfina, o que causa sensação de bem-estar, felicidade e afasta o estresse do dia a dia.

8. Longevidade

Um estudo conduzido na Universidade da Carolina do Sul (EUA) demonstrou que a taxa de mortalidade entre as pessoas que praticam natação é cerca de 50% menor do que entre quem pratica outros tipos de esporte ou tem um estilo de vida sedentário.

Você faz natação? Gosta de praticar essa atividade? Quais foram os benefícios que mais notou desde que começou a praticar? 

X